segunda-feira, 1 de junho de 2020

“TOY STORY”


     Em “Toy Story” conhecemos Andy, um menino cujo brinquedo preferido é o xerife Woody, cowboy de pano que é uma espécie de chefe dos brinquedos. Até que o garoto ganha em seu aniversário, Buzz, um astronauta que, com sua modernidade, ameaça seu posto. Passando por uma longa jornada, Woody descobre que tem um passado e um futuro, futuro este, do qual Andy será um adulto que se esquecerá de seus brinquedos. Enquanto o xerife fica tentado ir para um museu, abrindo mão de um afeto destinado a ter fim, Buzz está numa loja descobrindo que existem milhares de bonecos Buzz Lightyear como ele.
     Finalmente chega a hora de Andy ir para a faculdade, e com isto, ele decide doar seus brinquedos para sua vizinha Bonnie. Ela adora seus novos brinquedos e aproveita muito, cada um deles. Com o tempo, ela também cresce, e quando chega o momento de ir para a pré-escola, faz um novo amigo, o Forky, um boneco feito a partir de um garfo encontrado no lixo. Bonnie se afeiçoa rapidamente a este brinquedo, este, que por sua vez, não aguenta passar muito tempo longe da lata de lixo. 
     Deste modo, percebe-se então, através da representação de Forky, o impacto que os seres humanos podem ter no seu meio ambiente, e como podem optar pela opção mais sustentável, como fazer a reciclagem e reutilização.
     Todos os 4 filmes de Toy Store apresentam como tema principal a oportunidade de fazer outras crianças felizes, doando brinquedos e promovendo a reutilização dos mesmos.






INFORMAÇÕES/CURIOSIDADES

1-) Os brinquedos podem ser reaproveitados de diversas formas, principalmente através da doação para outras crianças, como parentes ou amigos, ou com a doação para orfanatos, creches, igrejas, ONG’s, etc.


 2-) Existem também feiras de trocas de brinquedos, uma maneira interessante de promover o reaproveitando de brinquedos esquecidos. A participação ajuda na conscientização sobre a importância do consumo com responsabilidade. E você, conhece alguma feira destas? Não?! Então promova uma feira de troca de brinquedos no seu condomínio, bairro ou escola, você vai se divertir e ajudar muitas crianças a se conscientizarem sobre a importância da reutilização.      

3-) Existem empresas que através da tecnologia estão focam na reciclagem exclusiva de brinquedos, e os transformam em utensílios domésticos, em novos brinquedos, em móveis e inclusive em obras de artes.


4-) Também é possível revender brinquedos em bom estado, que não são mais interessantes para você. Com um valor simbólico, algumas crianças do meu prédio realizaram uma venda coletiva no ano passado e 5 crianças, arrecadaram um total de R$500,00 que foram doados para uma instituição de caridade que ajuda crianças carentes. Eles se divertiram muito na função de empreendedores e sentiram-se felizes e com o coração leve, após poderem ajudar tantas outras crianças.

5-) Muitos brinquedos são feitos de plástico, porém nem todos podem ser reciclados, pois em alguns casos, existe uma mistura grande de materiais, o que impossibilita a sua reciclagem. Uma ótima alternativa para este problema é a mudança da finalidade de um brinquedo, um dinossauro antigo, pode se transformar em um peso de livro, em um objeto de maquete ou um acessório de festa infantil, por exemplo.

 

6-) Materiais recicláveis, como papelão, rolo de papel toalha/higiênico, potes de plástico, etc, associados ou não a brinquedos antigos, podem ser utilizados na criação de novos brinquedos, como por exemplo: estojos; porta-treco; avião de garrafa pet; moinho d’água; pé de lata; ábaco; jogo da velha; cofrinho; centopéia de tampinhas; instrumentos musicais; chocalhos; petecas; boliche, casinhas; jogo de argolas; trenzinho; dentre outros. O importante é usar a sua criatividade e deixar a imaginação rolar. Em companhia da família, a diversão será melhor ainda!




Nenhum comentário:

Postar um comentário